quarta-feira, 23 de abril de 2008


Colonização e conflitos étnicos da África



A colonização foi o período em que os europeus começaram a estabelecer colônias na costa africana do Mediterrâneo. Eles iam até o litoral da África, pegavam os africanos para serem escravos e praticarem escambo.
A África foi dividida por fronteiras artificiais pelos europeus, cada um dominava seu pedaço de terra (colônia), implantando sua língua, regras e leis, e devido à falta de respeito deles numa divisão que não respeitou nem a história nem as relações étnicas e nem mesmo familiares, o que resultou em guerras internas entres os povos africanos (conflitos étnicos). Alguns destes duram alguns dias ou semanas.
Os hútus são o mais numeroso dos três grupos étnicos, outro exemplo são os Tútsis que é o segundo grupo étnico mais numeroso.
Com a II Guerra Mundial, a Europa foi destruída e os europeus, com os abalos, não conseguiram dar muita assistência à suas colônias, com isso iniciou-se o processo da independência política, mas não econômica, da África.
Após a “Conferência de Berlim”, realizada entre 15 de novembro de 1884 e 26 de fevereiro de 1885, que teve o objetivo de organizar os feitos, iniciou-se a descolonização, processo pelo qual uma ou várias colônias adquirem ou recuperam a sua independência. A descolonização ocorreu principalmente após a II guerra mundial.



Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Descolonização
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conferência_de_Berlim
http://www.clubemundo.com.br/revistapangea/show_news.asp?n=226&ed=4


Créditos:

Hanna Corrêa - 22
Iana Marques - 24

Professor: Angel Duran
7ª C

Nenhum comentário: